O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou nesta quinta-feira (16), no Centro de Convenções, em Salvador, a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos nas últimas eleições gerais 2010 no estado. Reeleito no primeiro turno, o governador Jaques Wagner foi diplomado, ficando oficialmente habilitado a exercer, a partir de janeiro de 2011, o novo mandato eletivo que conquistou nas urnas.

Durante coletiva de imprensa, realizada momentos antes da abertura do evento, o governador afirmou que o seu futuro mandato será de continuidade e renovação. “A prioridade para os próximos quatro anos será o foco no social e na inclusão produtiva. Vamos otimizar o que o povo aprovou, investindo na logística de infraestrutura do estado para atração de investimentos e geração de empregos”, disse.

Wagner destacou ainda a realização de obras importantes como o projeto da Ferrovia Oeste-Leste, a Via Expressa, o Complexo 2 de Julho, a construção de cinco hospitais e a realização de programas como o Todos pela Alfabetização (Topa) e o Saúde em Movimento.

Formalização
A diplomação é o ato por meio do qual a Justiça Eleitoral formaliza os políticos eleitos. Além do governador, foram diplomados o vice-governador, Otto Alencar, os senadores Lídice da Matta e Walter Pinheiro, e seus respectivos suplentes (dois para cada), 39 deputados federais e 63 deputados estaduais.

De acordo com o presidente do TRE-BA, desembargador Mário Alberto Hirs, o evento representa a homologação oficial dos que estão habilitados a exercerem seus cargos políticos. "É a conclusão do processo eleitoral por parte do TRE, que finaliza com sucesso mais uma eleição", concluiu Hirs.

Publicada às 17h45
Atualizada às 21h50