Conhecido popularmente como Terreiro de Jauá, e na nação angola chamado de Manso Kilembekweta Lemba Furaman, esse espaço sagrado de matriz cultural africana localizado no município de Camaçari foi um dos vencedores do Edital do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), que prevê a restauração e preservação dos bens imóveis tombados no Estado da Bahia.

O Terreiro de Jauá foi fundado em 1967 na cidade de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, por Laércio Sacramento. Em 1993 o terreiro é transferido para a Bahia e em 2006 tombado pelo Estado através do Ipac. A Associação Beneficente Casa de Oxalá (Assobeco) foi Proponente do projeto.

A seleção foi realizada por comissão integrada pelos arquitetos Griselda Klüppel, Silvia Pimenta e Maurício Chagas. Dentre os critérios, o que mais influenciou para a escolha do Terreiro de Jauá – que recebeu R$ 149,9 mil –, estão o valor cultural, a importância do imóvel, uso previsto e qualidade do projeto.

Através do Ipac, o Estado já tombou os terreiros Pilão de Prata, Ilê Axé Oxumaré, Ilê Axé Ibá Ogum, Ilê Axé Kalé Bokum, Mokambo Onzo Nguzo Za Nkisi Dandalunda Ye Tempo e Tumba Jançara, em Salvador. Em Lauro de Freitas foram tombados São Jorge Filho da Goméia, Ilê Axé Opô Aganju e Ilê Axé Ajagunã. Em Maragojipe o Ilê Axé Alabaxé, e em Cachoeira o Rumpame Ayono Runtógoli. Os resultados dos editais são publicados nos sites da Secretaria de Cultura e do Ipac.

A política de editais do Ipac, autarquia da Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA), visa apoiar propostas da sociedade civil para a salvaguarda dos patrimônios culturais da Bahia e já aprovou 24 projetos no período de dois anos, entre 2008 e 2010, totalizando mais de R$ 2,2 milhões investidos.

Os editais são complementados com obras de restauração que o Ipac realiza beneficiando bens culturais edificados da Bahia. De 2007 até agora (2010), o instituto gerenciou obras com dotação orçamentária total de aproximadamente R$ 70 milhões por todo o estado, principalmente, no Centro Histórico de Salvador, Cachoeira e Lençóis.