Retrospectivas e muita música brasileira de qualidade vão embalar o espectador que sintonizar a TVE Bahia, nesta sexta-feira (31), a partir das 21h. A emissora preparou uma maratona de nove horas de programação, com diversas atrações inéditas, que seguirá até as 6h da manhã do dia 1º janeiro e inclui uma retrospectiva dos seus 25 anos e musicais com Gerônimo, Tom Zé, Margareth Menezes, Mariene de Castro e outros nomes.

Às 21h, vai ao ar a Retrospectiva 2010, uma produção da TV Brasil, que relembrará os principais fatos e as personalidades que marcaram a cena brasileira e mundial ao longo do ano. Às 22h, a Retrospectiva 25 Anos TVE, com uma hora de duração, mostra a trajetória da emissora dividida em cinco temas – documentários, transmissões ao vivo, programas, jornalismo e cultura.

Será uma chance de poder rever ou conhecer as primeiras imagens exibidas pela TVE, trechos de documentários que se tornaram históricos por abordar de modo pioneiro aspectos de várias regiões do estado como Vitória da Conquista, Bom Jesus da Lapa, Cachoeira e Santa Brígida, os melhores momentos do Femadum, da Noite da Beleza Negra, que nunca havia sido transmitida anteriormente, festas juninas e do Carnaval ao longo de duas décadas.

Além disso, cenas de programas antológicos como o Frente a Frente, TVE Clipe, Mãe de Estrelas, Quarta no 2 e Economia & Política, fatos marcantes como as mortes de Raul Seixas, Irmã Dulce e Antonio Carlos Magalhães, a evolução social e econômica da Bahia, a implosão da Fonte Nova, a ascensão de Popó e Marcelo Collet e um clipe-poema de 1987 em que Caetano Veloso aparece recitando versos de Castro Alves.

Margareth
A partir das 23h, a TVE Bahia exibe três musicais inéditos dedicados, na sequência, a Margareth Menezes, Gerônimo e Mariene de Castro. O especial ‘Acusticamente’ apresenta o show que marcou o lançamento do DVD de mesmo nome lançado por Margareth Menezes em 2010. Realizada na Concha Acústica do TCA, a apresentação traz a diva do afro-pop cercada de convidados como Carlinhos Brown, Roberto Mendes, Saulo ‘Eva’ Fernandes e Banda Didá.

Três momentos de ‘Acusticamente’ têm tudo para não sair da mente do espectador – a participação de Mateus Aleluia (ex-Tincoãs), o dueto da cantora com o guitarrista Andreas Kisser, do Sepultura, durante a performance de Quereres (Caetano Veloso), e a homenagem que Maga presta ao violinista e compositor Saul Barbosa, que participa do DVD e faleceu tempos depois. Uma cortante versão de ‘Gracias a La Vida’, canção de Violeta Parra, imortalizada na voz de Mercedes Sosa, foi a maneira que a cantora escolheu para saudar o parceiro que se foi.

Gerônimo
Com ‘Maré de Lançamento’, mais um especial inédito, no ar à meia-noite, Gerônimo foi o escolhido para abrir a programação 2011 da TVE Bahia. Trata-se do mesmo conteúdo do DVD que o artista prepara-se para lançar às vésperas do próximo Carnaval. A gravação foi realizada em fevereiro passado, na sala principal do TCA, e mostra um momento particular do compositor de ‘É D’Oxum’, ‘Eu Sou Negão’ e outros clássicos.

Acompanhado da banda Mont’Serrat e com a participação da Orquestra AfroSinfônica, Gerônimo propõe o espetáculo mais conceitual de sua carreira ao dividir o show em quatro partes que representam os elementos da natureza – fogo, terra, ar e água. Em cada segmento, o artista canta músicas relacionadas ao elemento. No repertório, músicas inéditas e outras conhecidas do público. Gerônimo prima por mostrar em seu trabalho o fluxo das marés. Na cultura do Recôncavo, a ‘Maré de Lançamento’ significa uma evolução gradual do movimento do mar.

“O que as pessoas vão ver é um enriquecimento da música e dos arranjos. Durante o show, oferecemos uma transformação na apresentação“, afirma Gerônimo, que transformou a Escadaria do Passo, no Pelourinho, em um dos mais nobres palcos da capital baiana, subvertendo ao longo de oito anos a pegada marginal que suas primeiras apresentações no local pareciam ter. A direção artística é de Bené Fonteles, direção geral de Walter Silveira, produção de Maurício Pessoa e cenário de Zuarte Júnior.

Mariene e Tom Zé
Também inédito e, do mesmo modo, gravado na sala principal do TCA, o show ‘Santo de Casa’, a 1h40 do dia 1º, traz o vozeirão e os requebros de Mariene de Castro, considerada uma das grandes revelações da música afro-baiana nesta primeira década do século XXI. A cantora põe todo mundo pra curtir e cantar junto um repertório emblemático, que vai de Dorival Caymmi a Roque Ferreira, este último o grande homenageado da cantora na temporada 2010.

Em novembro de 2009, Tom Zé, então há 18 anos sem se apresentar em Irará, volta à terra natal para ser a atração principal da Festa da Mandioca. É esse lance antológico da biografia do músico e da própria MPB que o público da TVE Bahia poderá rever a partir das 3h10. Além do show e do especial televisivo ‘Tom Zé em Irará’, o reencontro do mais irrequieto dos tropicalistas com as suas raízes rendeu o projeto de um longa-metragem ainda em fase de produção.

Festival do Sesi
Às 4h30, entram na tela os músicos do Trio 202 – Nelson Ayres, Ulisses Rocha e Toninho Ferragutti, três bambas do jazz brasileiro, desafiando a gravidade em apresentação exclusivamente gravada pela TVE Bahia na edição 2009 do Festival de Música Instrumental da Bahia. E às 5h30, para encerrar a virada, é a vez de conferir os talentos emergentes do 2º Festival Sesi de Música em um documentário que revela a proposta e um making of do evento, além da participação de Cau Ribeiro e Aline Souza, vencedores da etapa baiana do festival entre 20 concorrentes e representaram o Estado na grande final realizada em Belo Horizonte.