A Operação de Natal, realizada pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão ligado à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, no período de primeiro até o dia 23 deste mês, revelou que 28,74% dos produtos do comércio utilizados nas festividades natalinas estavam irregulares.

Devido às irregularidades constatadas durante a fiscalização, de um total de 588 espécies inspecionadas, dentre elas muitos gêneros alimentícios usados na Ceia do Natal, 169 foram reprovadas.

Segundo a coordenadora da operação Cíntia Lé, o maior número de autuações ocorreu na comercialização de aves e carnes natalinas, como peru, chester e tender. Os produtos em desacordo com a legislação em vigor foram autuados e as empresas têm 10 dias para recorrer.

Durante a operação, foi intensificada também a inspeção em torno da comercialização de produtos de decoração natalinos, para evitar acidentes com lâmpadas e outros artigos utilizados. Cintia lembra ainda que os consumidores que se sentirem lesados poderão recorrer ao Ibametro, por meio do telefone 0800-071-1888, para registrar a queixa que será devidamente apurada.