O auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB) passará a ser denominado ‘Salão Nobre Kátia Mattoso’ em homenagem à historiadora, que morreu, no dia 11 deste mês, em Parris (França), aos 78 anos de idade. O anúncio foi feito pelo diretor da Fundação Pedro Calmon, professor Ubiratan Castro, durante o lançamento do primeiro ‘Auário Estatístico das Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia – 2010’, nesta terça-feira (18), na BPEB.

A historiadora Kátia Maria de Queiroz Mattoso também era cientista política e especialista em História Social da Escravidão no Brasil. Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e Professora Emérita aposentada da Universidade de Paris V – Sorbonne escreveu, entre outras obras, ‘Ser Escravo no Brasil’ (Brasiliense, 1982) e ‘Bahia Século XIX – Uma Província no Império’ (Nova Fronteira, 1992).

O ‘Anuário Estatístico das Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia – 2010’ é uma realização da Fundação Pedro Calmon e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por meio da Gerência do Sistema de Bibliotecas (Gesb).