O projeto Biblioteca de Verão da Fundação Pedro Calmon, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), promove nos meses de janeiro e fevereiro atividades artísticas e literárias com a Biblioteca de Extensão em comunidades carentes de acesso ao livro e a leitura.

Durante a semana, de segunda à quinta-feira, no horário das 8 às 17h, o público dos bairros da Liberdade (Fim de Linha do Sieiro); Periperi (Praça da Revolução); Centro Histórico (Praça do Santo Antonio Além do Carmo) e Cidade Baixa (Fim de Linha da Ribeira) pode conferir diariamente o rico acervo, que tem como principal característica livros educativos e informativos.

Carros-biblioteca monitorados por bibliotecários e arte-educadores estimulam os leitores por meio de contos e histórias. O objetivo do projeto é levar aos bairros o universo da literatura nacional e internacional e exercitar o hábito da leitura em moradores que não têm acesso a livros cotidianamente, até pela falta de estimulo literário.

Sábados de Verão
Para locomoção da Biblioteca, há duas vans adaptadas, com estantes e expositores que transportam livros, revistas, jornais e material didático. O material é oferecido para consulta e empréstimos à população em parques e praças, além de cerca de 1.500 títulos que são disponibilizados aos interessados.

Destinados especialmente a crianças em situações especiais, o projeto Sábado de Verão acontece neste sábado (22), das 9 às 11h e das 14 às 17h, quando a biblioteca-móvel estará interagindo com o Núcleo de Atendimento à criança com Paralisia Cerebral (NACPC).

No sábado seguinte (29), no mesmo horário, a biblioteca levará para o Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GACC) ações como a contação de histórias, brincadeiras e atividades artísticas. Nesse mesmo dia, a programação contará com a participação especial da professora e historiadora Rosa Amparo.