Gestores dos 12 Centros de Educação Especial do estado se reuniram com o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, nesta segunda-feira (24), quando discutiram as perspectivas da política educacional inclusiva para este ano.

Acompanhados do coordenador de Educação Especial, João Prazeres, os representantes dos centros entregaram ao secretário um documento, onde solicitam a continuidade do apoio para a estrutura desses espaços e a formação dos professores da rede, que trabalham com especialidades distintas.

Após ouvir cada gestor, Osvaldo Barreto reafirmou que a meta de 2011 é consolidar a educação inclusiva na Bahia. “Crescemos bastante e, agora, temos que ter um olhar voltado ao fortalecimento desse trabalho. Estamos juntos nessa parceria para priorizar a educação especial no estado. O trabalho de vocês é reconhecido pela Secretaria e, particularmente, me emociona”.

Ainda nesta semana, o coordenador João Prazeres e o assessor especial do gabinete do secretário, Clovis Caribé, reúnem-se novamente com os representantes dos Centros de Educação Especial para o encaminhamento das solicitações.

“Vamos discutir as novas demandas de cada centro visando fortalecer ainda mais a educação inclusiva na Bahia”, afirmou a diretora do Centro de Educação Especial da Bahia (Ceeba), Alzira de Castro.

Meta da Secretaria para 2011

Para este ano, a Secretaria de Educação (SEC) tem como meta a consolidação dos 12 centros existentes. “Será um ano em que vamos implantar novos recursos multifuncionais nas salas e reforçar a ação articulada com todos os centros”, ressaltou João Prazeres.

A diretora do Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú, Míriam Benjoino, também manifesta otimismo. “Apesar das dificuldades, o trabalho apresenta bons resultados e isso se dá graças ao apoio que temos da Secretaria da Educação”.

Para a diretora do Centro de Atendimento Educacional Especializado Pestalozzi (Salvador), Jailsa Rosa, “a gente percebe que, na Bahia, há mobilização geral das pessoas para o fortalecimento da educação inclusiva no estado. E com o apoio da Secretaria, o trabalho só tende a se consolidar”.

Centros de Apoio Pedagógico

A política educacional inclusiva é prioridade do Governo do Estado. Em 2010 foram implantados quatro Centros de Apoio Pedagógico – em Caetité, Jequié, Ipiaú e Itabuna -, além de 432 salas de recursos multifuncionais.

Também no ano passado foi lançada a Rede de Educação Especial, que já tem parceria com 352 municípios e participação de 2.935 docentes, além de universidades e organizações não-governamentais (ONGs). Atualmente estão matriculados na rede estadual 33.686 estudantes com necessidades educacionais especiais, número 78% superior ao registrado em 2007.