Criada oficialmente, por decreto do imperador Dom Pedro I, em 17 de fevereiro de 1825, a Polícia Militar da Bahia nasceu com o dever de manter a tranquilidade e a segurança pública. Sob a égide de colocar em prática o conceito de polícia comunitária, até hoje desenvolvido, foi empregado um efetivo expressivo, preservando ainda mais a ordem pública. Atualmente, são 32 mil policiais, sendo sete mil incorporados entre 2007 e 2010.

Para comemorar seus 186 anos, a corporação realizou nesta quinta-feira (17), na Vila Policial Militar do Bonfim, na Avenida Dendezeiros, uma solenidade cívico-militar. Durante o evento, o governador Jaques Wagner e o comandante-geral da PM, coronel Nilton Mascarenhas, entregaram medalhas do Mérito Policial Militar e do Mérito Marechal Argolo/Visconde de Itaparica a personalidades e entidades que prestaram relevantes serviços à comunidade baiana.

Foram concedidas 44 medalhas, e dentre os homenageados estavam o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, o secretário da Segurança Pública, Maurício Telles Barbosa, o assessor-geral da Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo do Estado (Agecom), Robinson Almeida, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, o vice-almirante Carlos Autran de Oliveira, o coronel-aviador Ary Soares Mesquita e o procurador de Justiça, Wellington César, além das entidades Afoxé Filhos de Gandhy e Comando do 2º Distrito Naval.

“Meu esforço é melhorar as condições de trabalho da PM, ampliando os seus quadros, como estamos fazendo”, disse o governador, que espera entregar neste segundo mandato um sistema de segurança mais equipado. Ele afirmou que os policiais militares devem se aproximar cada vez mais do povo. Segundo Wagner, essa ação de aproximar a corporação do povo é um conceito moderno de policiamento, que está sendo possível por meio de uma parceria com o governo federal, via Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). “Não acredito que a polícia possa cumprir seu papel se não for abraçada pela comunidade, e vice-versa”.

Ações sociais

Na solenidade, a tropa desfilou com os novos uniformes e equipamentos, que a partir desta quinta-feira, gradativamente, já podem ser vistos pela população nas ruas da Bahia. Os festejos começaram no último sábado (12), com atividades de entretenimento e lazer e serviços disponíveis à comunidade, como consultas médicas oferecidas pelo Departamento de Saúde da Polícia Militar. Ações educativas e outros eventos seguem até esta sexta-feira (18). O comandante-geral da Polícia Militar destacou que estão sendo desenvolvidas ações sociais realizadas em bairros periféricos, para partilhar com as pessoas a filosofia comunitária da corporação. “Queremos resgatar esse sentimento de agregar e trazer a paz”.

Homenageados

O ministro do Desenvolvimento Agrário atribuiu a homenagem ao sucesso da gestão do governador, que, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (pasta comandada por Florence antes de assumir o cargo de ministro), permitiu construções e reformas em equipamentos da Polícia Militar. “Com a implantação na Sedur da Coordenação de Mediação de Conflitos Fundiários Urbanos, que negociou com movimentos de luta pela moradia e com proprietários dos terrenos ocupados, reduzimos a zero a necessidade de reintegração judicial com a força policial”, explicou o ministro.

Para o secretário da Segurança Pública a base do programa Pacto pela Vida passa pela melhoria das condições e da formação. "A meta é o policiamento comunitário, e é isso que vamos alcançar. O respeito ao policial, não só com bons salários, mas as condições com que ele exerce seu papel, é muito importante para estimular o profissional a prestar um serviço de qualidade”.

Publicada às 10h55
Atualizada às 13h50