O município de Itabatã, no extremo sul do estado, sedia, nesta sexta-feira (18), a próxima oficina municipal voltada para a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias, coordenador pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado da Bahia (Codes). Até o início de março outras serão realizadas em Alcobaça, Prado, Caravelas, Nova Viçosa/Mucuri, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Jucuruçu, Vereda, Itanhém, Ibirapuã e Lajedão, e no distrito de Posto da Mata.

Durante o encontro, as comunidades apresentam as ações que consideram estratégicas para o progresso de suas localidades. O Plano tem o objetivo de encontrar soluções para o desenvolvimento sustentável da região por intermédio de ações que promovam a maior participação da sociedade civil local nas decisões políticas tomadas, principalmente sobre questões regionais. As oficinas e seminários são regionais, municipais e temáticas.

Segundo o coordenador do Codes, Emilson Piau, “o desafio do Conselho é construir um processo de interlocução com os diversos setores da sociedade para a construção de uma estratégia de desenvolvimento que alie o crescimento econômico, o combate às desigualdades e a sustentabilidade ambiental. É fundamental nesse processo um debate franco com as comunidades para que elas apresentem seus problemas, mas, também, ajudem na busca de soluções”.

As oficinas temáticas serão ministradas entre os dias 14 e 17 de março, tendo como temas ‘Território de Identidade’, ‘Cadeia Agro-Florestal’, ‘Pescadores’, ‘Meio Ambiente’ e ‘Turismo’. No mês de abril haverá seminários regionais. O encontro final acontecerá no dia 27 de abril, na cidade de Teixeira de Freitas, quando será divulgado o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável da Costa da Baleias.