A Coroa de Xangô do Terreiro de Casa Branca, que em yorubá é conhecido como Ilê Axé Iyá Nassó Oká, foi selecionada para os editais de Preservação, Dinamização e Difusão de Acervos do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac). Julieta Oliveira, conhecida como Julieta de Oxum, criou a peça para pagar promessa a Xangô, orixá dos raios, trovões e do fogo de origem yorubá.

Antes existia outra coroa esculpida pelo ogã Veludinho, segundo tradições da Casa Branca. Ogã é uma das funções assumidas por homens com obrigação de auxiliar e proteger o terreiro do qual participa. A Associação São Jorge do Engenho Velho, representante da Casa Branca, propôs o projeto de restauração.

De acordo com o ogã da Casa Branca, Antônio Luiz Figueiredo, a peça seria singular. “Não temos conhecimento de outra peça com essas características”. Esculpida em madeira e decorada com pedras e pérolas, a coroa tem 1,75 metro de diâmetro. Mais para cima, no telhado, encontra-se o oxê de Xangô – machado de dois gumes – símbolo característico do orixá.

A restauração tem custo de R$ 27 mil, com recursos da política pública de editais do Ipac, e coordenação do renomado restaurador e professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, José Dirson Argolo. Por se tratar de peça sagrada, os técnicos cumpriram rituais de purificação. “Todos os profissionais foram purificados por intermédio de rituais para trabalharem na coroa”.

Terreiro
Tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como Patrimônio do Brasil desde 1984, a Casa Branca foi o primeiro templo religioso não católico a ser reconhecido oficialmente como patrimônio nacional. Com cerca de 300 anos de existência é considerada matriz da nação ketu no Brasil, originando vários templos afro-brasileiros. Em 1986, a Casa Branca foi homenageada na 3ª Conferência Mundial da Tradição dos Orixás e Culturas.

A Casa Branca detém cerca de 6.800 metros quadrados de área, com barracão, casas de santo, árvores, praça com fonte e barco, entre outros itens sagrados e foi contemplada com outro edital do Ipac para a recuperação predial da Casa de Oxossi, no valor de R$ 19,9 mil. Os editais do Ipac e a relação de projetos vencedores são sempre publicados na internet. Mais informações pelo endereço eletrônico editais@ipac.ba.gov.br e nos horários comerciais pelos telefones (71) 3117- 6491/6492.