Seminários, exibição de documentário, feira de serviços e oficinas são algumas das atividades programadas para a Semana de Valorização do Trabalho Doméstico, que acontece da próxima quarta-feira (14) até domingo (17). Iniciativa do Governo do Estado, em parceria com diversos órgãos e entidades civis, o evento integra as ações de valorização do Trabalho Doméstico – um dos eixos prioritários da Agenda Bahia do Trabalho Decente – e marca a comemoração ao Dia do Trabalho Doméstico, festejado em 27 abril.

No dia 14, a partir das 14h, será apresentado o documentário ‘Trabalho Doméstico – Trabalho Decente’, no auditório do Ministério Público do Trabalho (Bahia), localizado no Corredor da Vitória. O vídeo aborda temas como a garantia de direitos e a promoção de melhores condições para desempenho da atividade das trabalhadoras domésticas do Brasil, Bolívia, Guatemala e Paraguai. Após a apresentação, acontece uma mesa redonda para discutir o assunto.

O filme é fruto da série de reportagens ‘Trabalho Doméstico – Trabalho Decente’, que tem como estratégia incentivar a conscientização social sobre a realidade da profissão na América Latina. As reportagens foram produzidas numa parceria entre a TV Brasil Internacional e a ONU Mulheres Brasil e Cone Sul

Mesa redonda e feira de serviços

A Semana de Valorização do Trabalhador Doméstico prevê para o dia 15, a partir das 8h30, no Auditório do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/BA) – situado na Rua Miguel Calmon, nº 285, Comércio -, a mesa redonda ‘Trabalho Infantil Doméstico’. Em seguida, a ministra do Tribunal Superior de Trabalho (TST), Delaíde Alves Miranda Arantes, ex-trabalhadora doméstica, faz palestra sobre ‘Direito das Trabalhadoras Domésticas: onde e como avançar’. O tema é o conteúdo do livro, de sua autoria, intitulado ‘Trabalho Doméstico – Direitos e Deveres’ (AB Editora, Goiânia – GO, 2002, 6ª edição).

Para o domingo (17), a partir das 13h, uma feira de serviços no Parque Costa Azul, na orla de Salvador, encerra as atividades da semana. Denominado ‘Dia de Valorização do Trabalho Doméstico’, a segunda edição do evento oferecerá aos trabalhadores domésticos e familiares serviços de saúde, atendimento jurídico e previdenciário, orientação sobre saúde da mulher, além de emissão de documentos, oficinas de artesanato, corte de cabelo, entre outros, tudo gratuitamente.