Ituaçu, a 525 quilômetros de Salvador, está se transformando num polo de produção de cimento da Bahia. Localizada no limite sudeste da Chapada Diamantina, a cidade deverá ganhar uma indústria da Votorantim Cimentos. O município já dispõe da fábrica Itaguarana, em fase final de instalação, e da Companhia de Cimento da Bahia (CCB), que obteve licença para implantação em fevereiro deste ano.

A Votorantim já deu entrada no processo de licenciamento no Instituto do Meio Ambiente do Estado (IMA), que realizará nesta quinta-feira (14) oficina preparatória para audiência pública. Técnicos do órgão explicarão os trâmites do processo para a concessão da licença, e a empresa apresentará o projeto da fábrica à comunidade.

“A expectativa do polo cimenteiro se consolidar em Ituaçu é muito boa, pois vem reforçar a tendência natural da região, que é rica em calcário”, afirmou o diretor-geral do IMA, Pedro Ricardo Moreira. Segundo ele, os empreendimentos podem melhorar a qualidade de vida da população com a geração de emprego.

O município de Ituaçu tem cerca de 18 mil habitantes e está localizado sobre uma jazida de calcário, matéria prima fundamental para a indústria de cimento. O empreendedor que investir na região terá a vantagem do transporte para escoamento da produção, pois a Ferrovia de Integração Oeste-Leste passará a cerca de 15 quilômetros do polo cimenteiro, no município vizinho de Tanhaçu.