O Governo da Bahia, por intermédio da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa) e a Prefeitura de Salvador, via Escritório Municipal da Copa (Ecopa), participaram do 1º Seminário de Comunicação da Copa, realizado em Belo Horizonte (Minas Gerais), segunda e terça-feira (11 e 12), quando foi aberto o primeiro credenciamento para o Sorteio Preliminar da Copa, que acontecerá no dia 30 de julho, no Rio de Janeiro.

Com foco na área de assessoria de imprensa, o evento contou com a participação da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, de representantes dos ministérios do Esporte, do Turismo e das Relações Exteriores, dos assessores das 12 sedes do Mundial, além dos anfitriões da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL).

Durante o encontro, cada cidade apresentou a estrutura montada para os jogos e também seus planos de comunicação. Os diretores de comunicação da Fifa e do COL, respectivamente Nicolas Maingot e Rodrigo Paiva, deram as diretrizes globais que vão nortear todo o trabalho antes e durante a competição, e aproveitaram para divulgar o Canal de Imprensa da Fifa, site em que devem se cadastrar todos os jornalistas interessados na Copa e nos outros eventos oficiais promovidos pelo evento.

Por meio do cadastro, os jornalistas vão receber informações detalhadas dos períodos de credenciamento para cobertura dos eventos oficiais e o calendário e ainda terão acesso aos avisos divulgados pela Fifa. A data final para o envio das solicitações de credenciamento para o Sorteio é 13 de maio. Apenas se cadastrar no site não garante o credenciamento.