Nesta quinta-feira (5), às 8h30, no auditório do Colégio Dom Bosco, na Paralela, será lançado o ‘Relatório Juventude e Trabalho: A Inserção Produtiva dos Jovens no Mercado de Trabalho da Bahia nos anos 2000’, o primeiro trabalho de análise estrutural elaborado pelo Observatório do Trabalho da Bahia. A iniciativa é resultado do convênio firmado entre a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O relatório é dividido em duas partes. A primeira analisa o mercado de trabalho como um todo, considerando os trabalhadores na condição de formal e informal, por intermédio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A segunda traz a análise do mercado de trabalho formal por meio da
Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O lançamento será realizado durante a mesa de debates ‘Juventude e Mercado de Trabalho da Bahia: Análises e Perspectivas’, parte do 2º Encontro Baiano de Conselhos e Gestores de Políticas Públicas de Juventude, organizado pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin).

Observatório do Trabalho
O Observatório do Trabalho da Bahia possibilita, de maneira mais prática, localizar, por exemplo, quais os setores da economia baiana que demandam mão de obra e quais as qualificações com mais demandas no mercado, além de promover debates entre o setor público, trabalhadores e empregadores.