Mais de 200 pessoas, representando 94 municípios do estado, começaram a discutir nesta quarta-feira (4), no colégio Dom Bosco Salesiano, questões ligadas às ações públicas para os jovens, durante o II Encontro Baiano de Conselhos e Gestores de Políticas Públicas de Juventude, que termina quinta (5). A promoção é da Coordenação de Juventude da Secretaria de Relações Institucionais (Serin).

A primeira mesa do evento teve como tema a ‘Política Nacional e a Política Estadual de Juventude’, apresentada pelo coordenador estadual de Juventude, Vladimir Costa, e pela secretária nacional da Juventude, Severine Macedo. Vladimir detalhou filosofia, objetivos e ações desenvolvidas na sua área, enquanto Severine historiou a evolução da discussão sobre a juventude no Brasil.

O encontro foi instalado pelo coordenador estadual de Juventude. Ele falou também da nova relação federativa instituída na gestão Jaques Wagner, que permitiu chegar ao espaço conseguido pela juventude no âmbito de políticas públicas.

Representante da Secretaria de Relações Institucionais, o chefe de gabinete Pedro Alcântara destacou a importância do encontro e a integração entre municípios, Estado e União. Em nome do secretário Cézar Lisboa, assegurou todo o apoio do governador às iniciativas das representações juvenis e lembrou “a força que os jovens têm na Serin. Hoje podemos afirmar que a juventude não é mais apenas receptora, mas sim impulsionadora de políticas públicas”.

Segundo a diretora de Pesquisa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Thais Braga, não basta que as políticas públicas tenham abrangência, mas que também cumpram o seu papel. Ela anunciou o início de um projeto na SEI sobre “juventude e vitimização” e convocou todos os participantes a se integrarem nesse trabalho.

No período da tarde houve debate em subgrupos para a troca de experiências a partir de questões orientadoras e, no final do dia, foi feito o lançamento das Revistas da SEI, ‘Bahia Análise & Dados Juventude: Mercado de Trabalho e Políticas Públicas’ e ‘Bahia Análise & Dados: Juventude e Questões Contemporâneas’. O presidente da Frente Parlamentar pela Juventude, deputado Yulo Oiticica, esteve presente no primeiro dia do encontro.

Lançamento

O evento termina nesta quinta-feira com o lançamento do relatório ‘Juventude e Trabalho: a inserção produtiva dos jovens no mercado de trabalho da Bahia nos anos 2000’, primeiro documento de análise estrutural desenvolvido pelo Observatório do Trabalho da Bahia, que é resultado de um convênio entre a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Haverá ainda duas mesas temáticas sobre ‘Conselhos de Juventude no Brasil e na Bahia’ e ‘Conferências Nacional e Estadual de Juventude’.