O Sistema de Georreferenciamento de Informações sobre o Mercado de Trabalho da Bahia foi mostrado nesta sexta-feira (6), no auditório da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), durante a apresentação do Observatório do Trabalho da Bahia aos servidores do órgão e convidados.

Segundo a supervisora do programa Observatório do Trabalho, Ângela Schwengber, a ferramenta possibilita a obtenção de informações do mercado de trabalho baiano fazendo os recortes de gênero, raça, cor, escolaridade, entre outros. “São diversas possibilidades que vão gerar subsídios para quem faz a política pública de emprego”.

Fruto de uma parceria entre Setre e o Dieese, o Observatório do Trabalho da Bahia, em funcionamento desde setembro de 2010, tem o objetivo de assessorar e prestar apoio técnico aos gestores públicos, com informações, análises e propostas de ações em relação às questões do mundo trabalho.

De acordo com o chefe de Gabinete da Setre, Elias Dourado, a implantação do Observatório possibilita fazer o diagnóstico do trabalho da Bahia. “Dessa forma, saberemos como e onde agir para melhorar as condições de trabalho no nosso estado”.

Para o coordenador do Observatório do Trabalho, Frederico Fernandes, o programa vem construindo um conjunto de indicadores, estudos e informações – a partir de diferentes bases de dados e do diálogo com lideranças, dirigentes e gestores locais – para consolidar uma metodologia de acompanhamento da situação de ocupação e renda no estado. “Além disso, produzimos indicadores para formatar os planos de ação para cada um dos eixos da Agenda Bahia do Trabalho Decente”.

Relatório

Primeira publicação elaborada pelo Observatório do Trabalho da Bahia, o ‘Relatório Juventude e Trabalho: A Inserção Produtiva dos Jovens no Mercado de Trabalho da Bahia nos anos 2000’, foi lançado na quinta-feira (5) durante o 2º Encontro Baiano de Conselhos e Gestores de Políticas Públicas de Juventude. O relatório apresenta minucioso estudo sobre a inserção do jovem no mercado de trabalho baiano na década passada.