No período de 2007 a 2010, a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia registrou um crescimento de 500% no número de atendimentos realizados – em comparação à gestão 2003-2006 -, com 92% das manifestações respondidas. O balanço foi apresentado pelo ouvidor-geral, Jones Carvalho, durante o Encontro da Rede de Ouvidorias Especializadas do Estado, realizado, nesta terça-feira (17), no Instituto Anísio Teixeira, na Paralela, do qual participaram cerca de 100 ouvidores de diversos órgãos da administração pública baiana.

A meta para a próxima gestão, segundo Carvalho, é melhorar a qualidade das respostas e o atendimento ao cidadão. Ele destacou também as mudanças realizadas no TAG, que potencializarão a Ouvidoria como ferramenta para a gestão pública.

O chefe de gabinete da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), Edelvino Góes, em sua palestra, disse que “a Ouvidoria não é apenas um canal de escuta, mas também uma ferramenta de gestão, pois fornece indicadores da qualidade da prestação dos serviços estaduais”. Na sua avaliação, o bom funcionamento da Ouvidoria depende da integração com os setores internos dos órgãos públicos.

Na Bahia, o serviço de ouvidoria do Governo do Estado é estruturado em rede. São 138 ouvidorias instaladas em secretárias, fundações, autarquias, empresa de economia mista e demais órgãos públicos. Dessa forma, o atendimento é mais eficiente e a resposta ao cidadão mais rápida e com qualidade.