As empresas estaduais de saneamento básico devem encaminhar nas próximas semanas ao Ministério das Cidades e à Caixa Econômica Federal (CEF) um documento com sugestões de simplificação do processo de acesso a empréstimos e financiamentos. Se o documento for acatado, será possível universalizar o abastecimento público e o esgotamento sanitário em bem menos tempo do que o prazo previsto, até 2030, pelo Plano Nacional de Saneamento.

Para isso, o documento será apresentado aos presidentes das empresas durante a Segunda Reunião Ordinária do Conselho da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe). O encontro acontece em Salvador, às 9h de sexta-feira (20), no Hotel Pestana.

A Embasa, anfitriã, terá um case apresentado por seu presidente, Abelardo de Oliveira, que também é o presidente da Aesbe. No evento, está prevista a apresentação de um trabalho sobre a titularidade nos serviços de saneamento em regiões metropolitanas e sistemas integrados, desenvolvido pelo escritório do professor Luiz Roberto Barroso.

Além desses assuntos, será discutido o convênio a ser firmado entre a Aesbe e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que visa ao aperfeiçoamento técnico e qualificação profissional do corpo de empregados das empresas.

Os participantes da reunião do Conselho da Aesbe serão convidados formalmente a participar do seminário Sustentabilidade na Gestão do Saneamento, organizado pela Aesbe, que acontece na Câmara dos Deputados, em Brasília, nos dias 7 e 8 de junho.