A Secretaria para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia (Serinter), a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid) e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC-MRE), concluíram nesta sexta-feira (20), em Salvador, uma oficina para elaborar um projeto de cooperação técnica Brasil/Espanha. O objetivo do projeto, que será financiado pela Aecid, é apoiar a estruturação e o planejamento estratégico da nova secretaria e das ações internacionais do Governo do Estado.

Na abertura dos trabalhos, na quinta (19), o secretário Fernando Schmidt enfatizou a importância de que a ação internacional da Bahia seja amplamente debatida, “não apenas entre as diversas secretarias estaduais, mas também com a academia, empresários e outras instituições da sociedade civil, tendo como eixos a atração de investimentos, a promoção comercial e a cooperação internacional”.

Para o coordenador geral da Aecid, Jesus Molina, foi com satisfação que o governo espanhol atendeu ao pedido de cooperação técnica da Bahia. Segundo ele, a agência, criada em 1988, tem o objetivo de proporcionar oportunidades para promoção do desenvolvimento sustentável. Segundo André Galvão, da ABC-MRE, que esteve presente nos dois dias do evento, a Bahia terá todo o apoio do Ministério das Relações Exteriores “nesse projeto piloto de construção de uma política internacional da Bahia, enquanto ente subnacional, e que seja ajustada às diretrizes nacionais”.

Produto

O projeto que resultou dos dois dias de debates com participação de servidores da Serinter, da Secretaria do Planejamento (Seplan), da Secretaria da Indústria e Comércio (SICM) e do Cerimonial do Governador, prevê oito meses de trabalho com apoio e consultoria técnica do governo Espanhol. A oficina coordenada pela consultora Lívia Nogueira, com a metodologia construtivista, traçou os passos a serem dados nos próximos oito meses até que seja validada pelos envolvidos, no amplo debate, a política internacional da Bahia e o plano estratégico da nova secretaria.

O primeiro passo do trabalho será montar um diagnóstico das demandas das instituições baianas na área internacional e das ofertas e oportunidades existentes na Bahia. Em seguida, a equipe irá conhecer como foram montadas e funcionam as instituições estaduais e locais de relações internacionais da Espanha. Outra tarefa será conhecer as tendências internacionais e as orientações nacionais e estaduais. O trabalho será desenvolvido por meio de visitas técnicas à Espanha e de cursos, seminários, reuniões e oficinas.

Segurança

Na manhã desta sexta-feira, os secretários da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, e de Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, reuniram-se, no prédio da SSP, no Centro Administrativo da Bahia, com o coordenador geral da Aecid, Jesus Molina, e a diretora de Projetos da Aecid, Rosário Boned. Foi discutida uma parceria para viabilizar a capacitação de policiais e realizar outros investimentos na área da segurança pública.

Segundo Fernando Schmidt, a parceria no âmbito da SSP visa o aperfeiçoamento dos instrumentos a serem usados no Pacto pela Vida, programa de políticas públicas de segurança com cidadania a ser lançado pelo governador Jaques Wagner, dia 6 de junho, às 9h, no Centro de Convenções da Bahia. “Precisamos avançar na área de segurança pública e só conseguiremos isso com capacitação, investimento em tecnologia e integração”, afirmou o secretário Maurício Barbosa. De acordo com ele, as boas práticas, utilizadas na Europa e em outras regiões, podem ser adaptadas e implantadas na Bahia.