Nesta quarta-feira (25), das 14h às 18h, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), promove no auditório do Conselho Estadual de Cultura (CEC) encontro sobre a salvaguarda do patrimônio cultural afro-brasileiro para discutir os bens materiais e imateriais que envolvem terreiros de candomblé e outras temáticas de matriz africana.

O evento marca o Dia Mundial da África (25 de maio) e integra o projeto Conversando sobre Patrimônio, criado pelo Ipac para debater, por meio de palestras com especialistas, os patrimônios culturais baianos.

No Dia Mundial da África, os palestrantes convidados serão os professores doutores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Fábio Velame e Márcia Santa’anna. Fábio é doutor em Conservação e Restauro, com ênfase em patrimônios imateriais, manifestações culturais e suas relações com a arquitetura e a cidade, atuando principalmente nos temas territórios tradicionais e arquitetura étnica-africanas e afrobrasileiras, habitação escrava, quilombos, terreiros de candomblé e afoxés, entre outros.

Já Márcia Santa’anna é mestre em Conservação e Restauro pela Ufba, doutora em Urbanismo, ex-diretora do Departamento do Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e ex-diretora do Ipac.

As palestras são abertas ao público, que deve se inscrever com antecedência através dos telefones (71) 3117-6491 e 3117-6492, ou endereço eletrônico astec.ipac@gmail.com.

Participam arquitetos, engenheiros, historiadores, sociólogos, antropólogos, educadores e museólogos, entre outros profissionais, sempre no auditório do CEC, localizado no anexo do Palácio da Aclamação (Av. 7 de Setembro, 1330, Campo Grande/Forte de São Pedro), em Salvador.