LOCAL: Unidade do Serviço Social da Indústria (SESI) em Simões Filho – Avenida Elmo Serejo Farias s/nº.
DATA: 25.05.11 (quarta-feira)
HORÁRIO: 19h30

O QUE É: abertura dos Jogos Nacionais do SESI 2011.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

JOGOS: mais de 900 trabalhadores brasileiros, representantes de cerca de 200 empresas, participarão do torneio deste ano, que será realizado em Simões Filho, entre 25 e 28 de maio. Ao longo desses quatro dias, os trabalhadores disputarão medalhas de ouro, prata e bronze em nove modalidades: atletismo, futebol de campo, futebol sete master, futsal, natação, voleibol, tênis de mesa, vôlei de praia trio e xadrez. As partidas de tênis de quadra ocorrerão nos dias 22 e 23 de maio, na Associação Atlética da Bahia, em Salvador. A competição nacional de tênis foi antecipada porque os campeões representarão o Brasil no Mundial de Tênis do Trabalhador.

ETAPAS: essa é a sétima edição dos Jogos Nacionais do SESI, cuja primeira etapa de seleção mobiliza mais de 2 milhões de trabalhadores no país. As seletivas começam em torneios realizados dentro das empresas, prosseguem em rodadas municipais e são complementadas em competições estaduais e regionais. Os melhores atletas e as equipes que mais se destacam nos jogos regionais conquistam vagas na etapa nacional. Os campeões dos Jogos Nacionais representam o Brasil nos torneios internacionais. No ano passado, a competição, realizada em Bento Gonçalves, na serra gaúcha, teve a participação de 1.050 trabalhadores de todo o país.

ENTRADA FRANCA: os Jogos Nacionais do SESI serão abertos ao público e a entrada é gratuita. Além das competições, que começam às 9h e se estendem até às 20h, os visitantes poderão acompanhar mostras culturais, oficinas de esporte e lazer, espetáculos de música e dança, como shows de axé e quadrilhas.

INCENTIVO: na abertura dos Jogos Nacionais, o SESI divulgará o resultado da pesquisa Produtividade em Jogo. O estudo concluiu que as empresas incentivadoras de práticas esportivas conseguem uma redução de R$ 32,34 ao ano por trabalhador nos custos com o presenteísmo, situação em que o empregado comparece ao trabalho. A pesquisa diz ainda que o trabalhador não alcança o nível esperado de produtividade por motivo de doenças, estresse ou desmotivação.

SESI SIMÕES FILHO: a unidade é um dos maiores complexos esportivos do Brasil. Fica próxima dos principais pólos industriais da Bahia, como Camaçari, Candeias, Pojuca e São Francisco do Conde, região que abriga mais de 2,5 mil indústrias.