O condutor que passar a morar permanentemente em outro país e precisa comprovar que possui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e está apto para dirigir pode requerer do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) a Certidão de Autenticidade da CNH para outros países. O serviço visa comprovar que o documento do condutor é legal, dando-lhe condições de abrir um novo serviço de habilitação no país atual.

Só precisa que o interessado se dirija ao Protocolo Geral do Detran-BA, na Avenida ACM, postos SAC ou Ciretrans e preencha um formulário requerendo o documento. É necessário estar em mãos com o original, a cópia da CNH e o comprovante de residência. O serviço é gratuito e o prazo para entrega da certidão é de cinco dias úteis. Em Salvador, o condutor tem acesso ao documento na Central de Atendimento Generalista.

Segundo a coordenadora de habilitação da Central de Atendimento Generalista, Clarice Ferreira, após essas etapas, é preciso reconhecer a firma do documento em qualquer cartório que o condutor tenha registro. Mais informações podem ser obtidas no call center do órgão (71) 3535-0888 ou através do site do Detran.