Com programação especial, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia celebra, até final do mês de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente (5). Boa parte das atividades de formação e palestras para estudantes, educadores, secretários municipais da área e o público em geral, está integrada ao currículo escolar e acontecem nas próprias unidades de ensino.

A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria da Educação, Solange Rocha, considera a união de esforços imprescindível à melhoria do ambiente escolar e do processo de ensino e de aprendizagem. “Aproveitamos o mês do meio ambiente, quando as pessoas ficam mais sensíveis e atentas aos problemas e às propostas para resolvê-los, para dar destaque às nossas atividades. Vale ressaltar que a temática é trabalhada nas escolas durante todo o ano, só assim estabeleceremos uma educação ambiental permanente e continuada, conforme orienta a Lei Estadual nº 12.056/2011 e a Lei Federal nº 9795/99”.

Solange ressalta ainda que, conforme legislação vigente, a política pública em educação ambiental da secretaria segue estratégia de construção participativa e coletiva. “Para fortalecer a educação básica, adotamos a multidisciplinaridade para sensibilização, reflexão e construção de valores, saberes, conhecimentos, atitudes e hábitos, que corroboram para uma formação cidadã e uma relação sustentável da sociedade humana com o ambiente que integra”.

Programação 
Na próxima quinta-feira (2), o professor Frederico Loureiro, colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal de Rio Grande, ministra a palestra ‘Estado da arte da educação ambiental: panorama da educação ambiental nas escolas estaduais da Bahia’, que será transmitida para todas as Diretorias Regionais de Educação (Direc), por meio de videoconferência.

O evento, sediado no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Paralela, a partir das 8h, é aberto à participação das comunidades escolar e acadêmica, profissionais da educação e demais interessados. Na ocasião, a secretaria socializará os resultados da pesquisa que estabeleceu diagnóstico da educação ambiental nas escolas da rede estadua, e apresentará o documento preliminar contendo as Orientações Curriculares para Educação Ambiental no Estado.

Na sexta-feira (3), a Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, na Federação, sedia curso de formação para diretores das unidades escolares das Direc de Salvador e região metropolitana (1 A e 1 B) voltado para implementação do Projeto Uso Racional da Água nas Escolas. Nesse mesmo dia, o Colégio Estadual Doutor Luiz Rogério de Souza, no bairro de Plataforma, promove plantio de mudas de Ipê e Pau Brasil no colégio e também no entorno do prédio sede do órgão, no CAB.

Os estudantes do Colégio Estadual de Vila de Abrantes participam de aulas interdisciplinares ministradas em pontos importantes para a história e ecologia do distrito, situado em Camaçari. Na próxima terça-feira (7), às 11h, haverá apresentação, na Assembleia Legislativa da Bahia, da Política Pública em Educação Ambiental.