A II Conferência Estadual de Juventude foi lançada nesta quarta-feira (15), no auditório da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) – Centro Administrativo da Bahia.

Na ocasião, também foi instalada a Comissão Organizadora do Evento (COE) – espaço de construção e deliberação da conferência -, formada por 99 integrantes distribuídos entre o poder público (Assembleia Legislativa, Câmara e Senado Federal, além de secretarias do Estado) e a sociedade civil, representada pelo Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) e outras entidades juvenis.

Durante o evento foi discutido o planejamento da conferência sobre o tema ‘Juventude, desenvolvimento e efetivação de direito’, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de outubro. Os integrantes da COE também debateram o regimento da Conferência Estadual, que deverá reunir aproximadamente dois mil jovens.

Na fase de preparação acontecem – até 31 de agosto – as Conferências Municipais, que podem ser eletivas, e sugerir um delegado para a Conferência Nacional de Juventude, ou livres, apenas apresentando propostas. Para que o município eleja um delegado, é necessário ter um Conselho Municipal.

De 16 de agosto a 2 de outubro, os Territórios de Identidade realizarão conferências e elegerão 26 delegados. Juntos a mais sete representantes do poder público e outros 42 delegados, a serem escolhidos na Conferência Estadual, formarão a delegação baiana na Conferência Nacional, de 9 a 12 de dezembro, em Brasília.