Em homenagem ao 2 de Julho, a Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris, exibe nesta sexta-feira (1º) e na próxima sexta-feira (8), às 10h, 12h e 15h, o filme “ O Corneteiro Lopes”, dirigido pelo diretor baiano Lázaro Faria. O curta-metragem brasileiro (2003) reconta a história lendária de um fato marcante na guerra da Independência do Brasil, ocorrida na Bahia, logo depois da declaração de Dom Pedro I.

O ator principal que interpreta o corneteiro, coincidentemente também se chama Lopes (Nuno Lopes). O elenco conta ainda, com Thalma de Freitas, o carioca Leandro Firmino, que viveu o Zé Pequeno no longa-metragem Cidade de Deus e os baianos Gideon Rosa, Paolo Ferreira, Marcelo Praddo e Celso Júnior.

O filme 

A Bahia encontra-se sitiada pelas tropas portuguesas que vêm, pouco a pouco, deteriorando as forças de resistência comandadas pelo General Labatut. Em meio a uma feroz ofensiva, o comandante ordena ao corneteiro português que serve nas fileiras baianas, Luiz Lopes, a tocar a "retirada". Por motivações que se tornam ambíguas pela trama, o corneteiro Lopes desobedece e altera o toque para "avançar cavalaria, a degolar". O resultado, premeditado ou não, é a fuga desordenada das tropas portuguesas que pensam terem os baianos conseguido reforços. Deste modo foi vencida a Batalha de Pirajá, decisiva para a independência do Brasil, na Bahia.