Capacitar multiplicadores para atuar em ações, programas e estratégias que privilegiem a comunicação como uma ferramenta do gerenciamento de riscos de desastres. Esse é o propósito da Oficina de Comunicação e Percepção de Riscos e Desastres iniciada nesta terça-feira (5), no auditório da Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan).

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Defesa Civil e a Coordenação de Defesa Civil da Bahia (Cordec), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), e tem como público-alvo, representantes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, imprensa, universidades, instituto de pesquisa e extensão, órgãos de proteção ambiental e sociedade civil organizada.

O coordenador da Defesa Civil da Bahia, Salvador Brito, ressaltou a ação do governo em relação à reestruturação do processo de defesa civil no estado, em parceria com os municípios e o apoio do governo federal. Ele destacou a elaboração de projetos de prevenção, que estão sendo finalizados para serem apresentado ao Ministério da Integração Nacional, e o trabalho envolvendo os municípios, a partir de capacitações, palestras e outras iniciativas.

A representante da Secretaria Nacional da Defesa Civil, Luana Gonçalves, falou da importância do apoio dos governos no trabalho de prevenção para reduzir desastres naturais, com a participação da comunidade. “Buscamos a integração a partir do sistema articulador, onde priorizamos a humanização, o sentimento de sensibilização nas ações da defesa civil em todo território nacional”.

Durante a abertura da oficina, o secretário do Planejamento, Zezéu Ribeiro, ressaltou a articulação entre as secretarias do Estado no sentido de facilitar a aplicação e a construção de eventos que visam prevenir os riscos de acidentes naturais em todas as cidades baianas. “A Seplan tem trabalhado articulada com outras pastas para oferecer o apoio necessário ao trabalho da Coordenação de Defesa Civil do Estado”.

Nesta quarta-feira, a partir das 8h30, será realizada oficina sobre o projeto Promoção da Cultura de Riscos de Desastres (PCRD), que tem como foco disseminar a cultura com ampliação da percepção e do desenvolvimento de ferramentas eficazes de comunicação, dando ênfase à questão ambiental. A coordenação será do Departamento de Minimização de Desastres, do Ministério da Integração Nacional (MI). O PCRD é um projeto alinhado às diretrizes da Estratégia Internacional para Redução de Desastres da Organização das Nações Unidas (ONU).