O Núcleo de Educação Especial (Nede), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade do Estado da Bahia, realiza até sexta-feira (15) as inscrições para a segunda turma do curso de braile. Estão sendo oferecidas 40 vagas, distribuídas entre os turnos matutino (20) e vespertino (20). Os interessados devem se inscrever gratuitamente pela internet.

As aulas serão ministradas entre os dias 25 e 29 deste mês, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30, no auditório do Departamento de Ciências Exatas e da Terra, do Campus I da Uneb, em Salvador. A iniciativa tem como público-alvo os professores das redes estadual e municipais de ensino, pesquisadores e estudantes de graduação.

O braile é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo. Pelo sistema é possível fazer a representação tanto de letras como de algarismos e sinais de pontuação. Ele é utilizado por deficientes visuais com baixa ou sem visão, e a leitura é feita da esquerda para a direita ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo.

O Nede prevê para este ano a realização do I Fórum sobre Deficiência na Comunidade Indígena, agendado para agosto, e uma nova turma do curso de formação de professores na área da deficiência visual.

Informações pelo telefone (71) 3117-2331 – Nede/Campus I.