Seis gols e muitas mudanças no placar. Assim, o Bahia garantiu a vaga na semifinal da Copa 2 de Julho de futebol sub-17, pela terceira vez, em cinco edições, somente nos acréscimos, com a marcação do gol do empate em 3 a 3 pelo zagueiro Robson. Com essa partida, realizada em Lauro de Freitas, o tricolor passou a ter a melhor campanha da competição e levar vantagem sobre o Chivas, que também havia vencido todas as seis partidas anteriores no saldo de gols.

Nesta terça-feira (12), às 18h, em Camaçari, o Bahia tentará contra o Santos chegar, pela primeira vez, a uma decisão da Copa. Na outra semifinal, o São Paulo enfrentará, com a vantagem, o Sendas, do Rio de Janeiro, às 15h, em São Francisco do Conde.

No primeiro tempo, o Bahia abriu o placar, com uma jogada do meia Paulinho, revelação da Copa 2 de Julho de 2010, que deu o passe para o atacante Lourival concluir e fazer o gol aos 13 minutos. No entanto, faltando dois minutos na primeira etapa, o Chivas empatou, com Ruben Gonzales.

No segundo tempo, aos 22 minutos, Jonathan Limon fez o gol do Chivas. Dois minutos depois, o Bahia igualou o placar novamente com Lourival, que fez o décimo gol na competição. Depois, Jorge Parra colocou os mexicanos novamente na frente, com um gol de pênalti.

Nos acréscimos, o Bahia empatou com o zagueiro Robson, eliminando os mexicanos. “No primeiro tempo, tivemos a chance de matar o jogo. No segundo, o time caiu um pouco, o Chivas adiantou a marcação, mas quem deseja ser campeão tem que lutar até o final. Agora, vamos relaxar para ir em busca desse título inédito”, disse o treinador do Bahia, Sérgio Veloso.

O Santos manteve os 100% de aproveitamento ao derrotar o Figueirense por 2 a 0. Na terça, o time paulista joga pelo empate. Na outra semifinal, o São Paulo terá a vantagem do empate contra o Sendas (RJ), que venceu o Atlântico por 5 a 2. Também em Lauro de Freitas, logo depois do jogo do Bahia, o São Paulo goleou São Francisco do Conde por 4 a 0.

O tricolor paulista abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo, com Lucas Farias. Romário ampliou aos 25 minutos. Na segunda etapa, aos 24 minutos e aos 25 Paulo Marcelo ampliou e fechou o placar para o São Paulo. A goleada do tricolor paulista só não foi maior porque o goleiro Leonardo fez uma grande partida.

Ex ponta-esquerda da Seleção Brasileira, do Santos e do São Paulo entre as décadas de 1970 e 1980, o treinador da equipe paulista, Zé Sérgio, avaliou a participação do clube até o momento como sendo mais tranquilo do que o ano passado, “porque estamos tendo alguns dias de folga durante o torneio. Na segunda será um dia de descanso. Também estamos nos sentindo em casa em Lauro de Freitas, bem adaptados ao campo. As perspectivas para chegar à final são até maiores que em 2010, quando fomos vice-campeões, mas chegamos muito cansados. Outra diferença é que agora jogamos para ganhar, mesmo podendo empatar”.

A competição, uma das maiores da categoria no país, é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com o apoio da Federação Baiana de Futebol e dos municípios participantes. Busca promover a inclusão social, por meio do esporte, com a geração de talento e do primeiro emprego para muitos garotos, além de proporcionar à população baiana a oportunidade de acompanhar partidas de alto nível técnico.