A paraense Socorro Moreira, 46 anos, há 15 vende lanches na porta de sua casa, no município de Uruçuca, a 401 quilômetros de Salvador, no litoral sul do estado. Na manhã desta sexta-feira (15), ela ganhou um novo vizinho, o posto CrediBahia. Agora, o Programa de Microcrédito do Estado da Bahia passa a contar com 157 postos, distribuídos nas mais diversas regiões do estado.

“Vou fazer uma visita para ver as condições de empréstimo. É uma ótima iniciativa de apoio para os empreendedores daqui do município”, disse Socorro durante a solenidade de inauguração, com a presença do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos. Desde 2002, quando foi criado, o CrediBahia já beneficiou a 39 mil clientes, liberando 77 mil contratos e financiando R$ 113 milhões.

Trabalho Decente

Também nesta sexta foram realizadas em Uruçuca e nos municípios de Antonio Cardoso e Laje, as plenárias da Conferência Municipal do Emprego e Trabalho Decente, que discutiram a geração de emprego, qualificação profissional e economia solidária. Pra este ano estão previstas 68 conferências municipais e oito regionais nos municípios de Barreiras, Vitória da Conquista, Itabuna, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Juazeiro e Irecê. Os encontros, abertos ao público, subsidiarão os debates da III Conferência Estadual (22 e 23 de setembro, em Salvador), e a I Conferência Nacional (2 e 4 de maio de 2012, em Brasília).