A Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap), instalada no bairro Piatã, investiga novas ocorrências de um golpe aplicado por estelionatários, que têm lesado empresários baianos, cobrando deles por um suposto acordo para redução do valor de dívidas junto à Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz).

Em agosto do ano passado, uma quadrilha especializada no mesmo delito foi desarticulada durante a Operação Máscara, deflagrada pela Polícia Civil e o Grupo de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estadual (Gaeco), com apoio da Polícia Militar, e servidores da Sefaz, por meio da Inspetoria de Fiscalização e Pesquisa (Insip).

De acordo com a delegada Pilly de Faria Dantas, titular da Dececap, a polícia busca identificar e prender os estelionatários que insistem em tentar prejudicar empresários, obtendo informações sobre débitos de empresas junto à Sefaz, para oferecer um acordo e o pagamento de apenas parte da dívida. Acreditando que podem se livrar do débito, as vítimas depositam dinheiro nas contas indicadas pelos criminosos, que se fazem passar por advogados.

A quadrilha desarticulada em 24 de agosto do ano passado era liderada de dentro da Penitenciária Lemos Brito por Antônio Marcelo dos Santos, que está preso, e também o seu comparsa Júlio Souza, o ‘Judson’, outro alvo da Operação Máscara. Os policiais cumpriram 20 mandados de prisão, 14 de busca e apreensão, além de apreenderem cinco automóveis de luxo usados pelo bando e farta documentação de empresários, advogados e contadores.

Com acesso a informações sigilosas da Sefaz, fornecidas por um funcionário da instituição, os estelionatários se passavam por auditor fiscal, delegado de polícia, oficial da PM, desembargador, dentre outros cargos, e negociavam pendências fiscais com donos de empresas, oferecendo descontos para quitação da dívida.

Em seis meses de atuação, a quadrilha lesou as vítimas em aproximadamente R$ 1 milhão. A delegada orienta os empresários a não realizar qualquer transferência bancária para contas desconhecidas. Os telefones da Dececap são (71) 3116-1412/6141.