Tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), o Solar Paraíso, em Santo Amaro da Purificação, sedia a partir de sexta-feira (29) a primeira etapa do projeto Rodin Itinerante, que promove a interiorização das ações do museu, levando para seis cidades da Bahia a arte escultórica de Auguste Rodin em 30 painéis reproduzidos a partir das obras do artista.

O projeto busca proporcionar maior acessibilidade à arte do maior escultor contemporâneo do mundo, cujas obras (62) estão expostas no Palacete das Artes Rodin Bahia, em Salvador. A mostra Auguste Rodin: Homem e Gênio já foi visitada por mais de 200 mil pessoas de todas as partes do Brasil e permanece na capital baiana até 2012, proporcionando um vasto programa de ações educativas sucessivas e gratuitas, das quais fazem parte as oficinas de arte e cerâmica e os projetos Memórias do Palacete e Re-lendo Rodin.

O Rodin Itinerante é parte da proposta da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), via Diretoria de Museus do Ipac, de promover um diálogo constante de arte e cultura com a população do interior, através de atividades culturais e socioeducativas, desta vez tendo como base a arte do maior escultor francês de todos os tempos.

A mostra vai ser levada ainda para as cidades de Porto Seguro, Valença, Feira de Santana, Itabuna e Alagoinhas. Nesse projeto serão expostos 30 painéis em fotos plotadas das principais obras do acervo de Rodin na Bahia, entre elas, O Pensador, EVA, Homem que Anda, Avareza e Luxúria, O Beijo, A Meditação e A Mártir.

Cópias de DVD para escolas

Como parte da estratégia do Rodin Itinerante, serão distribuídas na rede escolar de cada município cópias do DVD que conta a história do Palacete das Artes, além de folhetos, livretos e cartilhas. As equipes de produção e museologia do Palacete das Artes vão dar treinamento a monitores selecionados entre os profissionais de educação e cultura de cada cidade. O projeto conta com a consultoria da professora Heloísa Helena Costa, curadora científica da mostra de Auguste Rodin, e fica 30 dias em cada cidade. A visitação é gratuita.