Cerca de 300 moradores do povoado de Tamburil, distante 11 quilômetros da sede de Mansidão, município da região oeste da Bahia, começaram a receber, esta semana, água tratada e canalizada, distribuída pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A ampliação do sistema de abastecimento faz parte das ações do Programa Água para Todos.

Morando há 30 anos na comunidade, a dona de casa e agricultora familiar Deusdália dos Santos Castro, 48, sente o alívio de não precisar percorrer os 600 metros que a separava de uma cacimba com água salobra e sem tratamento. “Eram cinco baldes de água todo o dia”. O casal Jordelino Gomes, 32, e Tânia Dias, 25, colocaram torneira no quintal, e os baldes que antes utilizavam para transportar água, agora servem como reservatório. “Só falta mudar a pia para cá e colocar água no banheiro”.

Segundo o gerente de operações da Unidade Regional de Barreiras da Embasa, Edvaldo Joaquim, esta é uma grande conquista para uma comunidade que tinha dificuldade em conseguir água de qualidade. “Agora, vamos trabalhar para que eles continuem consumindo água, mas sem desperdício”.

Uma reunião comunitária está agendada para o próximo mês com o objetivo de despertar a importância do uso racional da água, além do monitoramento do consumo e o detalhamento da conta de água.

O Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Mansidão, inaugurado em novembro de 2010, vinha atendendo apenas a sede do município, beneficiando aproximadamente 3,6 mil pessoas. Com captação de água no Rio Preto, a construção do sistema contou com recursos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A Embasa investiu R$ 338 mil na implantação da rede distribuidora da sede do município. Além da comunidade do Tamburil, a rede distribuidora deve ser expandida para outros cinco povoados – Aroeira, Barreiro, Caraibal e Poço do Meio.