Os avanços no setor da pecuária baiana, nos últimos dois anos, com o fim da ‘zona tampão’, foram destacados pelo secretário estadual da Agricultura, Eduardo Bahia Salles, que representou o governador Jaques Wagner, na abertura da Expoagro 2011, no último domingo (7), no Parque de Exposições, em Salvador. Estiveram presentes também o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e o secretário de Comunicação Social, Robinson Almeida.

O ministro e os secretários visitaram os estandes da Expoagro – organizada pelo segundo ano consecutivo pelas 15 associações de pecuaristas do estado. Segundo Florence, “o setor agropecuário tem importância fundamental para a economia do Brasil. Estamos destinando bons recursos em linhas de crédito, especialmente à recuperação de pastagens e retenção de matrizes”.

De acordo com Salles, o rebanho bovino reúne hoje 10,7 milhões de cabeças, número que ele considera pequeno diante da extensão territorial do estado e da potencialidade do setor. Ainda na solenidade, ele citou a autorização do ministério para que a vacinação contra a aftosa – a partir de novembro deste ano – seja ‘cheia’, numa etapa, e só para animais de até 24 meses na etapa seguinte.

“Podemos ampliar significativamente nosso rebanho, avançando nas práticas de confinamento e semi-confinamento, além de transformar parte da grande produção de grãos em proteína animal”, defendeu o secretário da Agricultura. A exposição continua até o próximo domingo (14).