Capacitados pelo Programa Mais Futuro, 50 jovens começaram suas atividades nesta quarta-feira (10) nos órgãos estaduais. Eles estão atuando no Procon-BA, Instituto baiano de Metrologia e Qualidade (Ibamentro), Casa Civil, e secretarias da Agricultura (Seagri) e da Comunicação Social (Secom), onde irão colocar em prática o que aprenderam nas aulas teóricas.

O Mais Futuro é desenvolvido pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia. Os jovens passaram inicialmente por treinamento teórico, feito pelas Voluntárias Sociais, para depois serem encaminhados à capacitação prática e atuar como assistente administrativo.

Criado em 2008 pelo Decreto nº 11.139/2008 – que regulamenta a contratação de jovens, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) -, o Mais Futuro possibilita a formação técnico-profissional e inserção no mercado profissional. Segundo a coordenadora do programa, Rita Rios, o Mais Futuro é muito importante para os jovens e seus familiares.

O aprendiz tem direito à carteira assinada, bolsa no valor de R$ 556, auxilio lanche, vale transporte e plano de saúde, devendo cumprir seis horas diárias de atividades. Após dois anos de experiência, o currículo é inserido no banco de dados do Sistema de Intermediação para o Trabalho (SineBahia).

Para a presidente das Voluntárias, Fátima Mendonça, os programas Mais Futuro e Jovem Aprendiz objetivam oferecer melhores condições para inclusão dos jovens no mundo do trabalho. “É uma alegria ver o brilho de satisfação desses meninos em poder trabalhar, aprender e ganhar, lógico, seu dinheiro”.