A Escola de Música Pracatum inicia na próxima segunda-feira (15) as aulas de diversos cursos. A capacitação gratuita é garantida por meio do programa Jovens Baianos, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado (Sedes). Foram oferecidas 500 vagas para as áreas de percussão baiana, gravação digital, DJ, técnico de palco, performance vocal, sonorização e programação em rádio. Do total, 200 são para os jovens moradores dos bairros do Calabar e Nordeste de Amaralina, dentro do Programa Pacto pela Vida.

O desenvolvimento social é foco do programa. Os cursos têm como objetivo proporcionar uma profissão aos jovens na faixa etária de 16 a 29 anos, oriundos de escolas públicas. Com duração de 405 horas, a capacitação dura seis meses e acontecem sempre entre segunda e sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino. Os alunos recebem uma bolsa auxílio de R$ 130 mensais, material didático e lanche.

A Pracatum, em parceria com a Sedes, promove a inclusão sócio-produtiva de milhares de jovens, oportunizando a atuação dos mesmos como agentes de desenvolvimento comunitário. Além da capacitação profissional, o projeto investe no desenvolvimento social e pessoal, por meio da construção de uma consciência de direitos e deveres, do desenvolvimento do raciocínio lógico e da consciência crítica, levando à construção da cidadania e à busca por formações escolares mais elevadas.