A Ouvidoria Geral do Estado da Bahia (OGE) servirá de modelo e prestará assessoria técnica para a implantação do serviço no município de Barra. Nesta segunda-feira (15), o prefeito Artur Filho e o ouvidor Aedo Queiroz estiveram, na OGE, onde conheceram a estrutura e o funcionamento do órgão.

Durante o encontro, o ouvidor-geral do Estado, Jones Carvalho, apresentou o Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG), as funcionalidades da OGE e destacou a importância da ouvidoria para a administração pública. “O papel principal de uma ouvidoria é responder ao cidadão. Mas podemos auxiliar também a gestão pública, a partir do momento em que analisamos as demandas da sociedade e convertemos as manifestações em indicadores de avaliação dos serviços públicos estaduais”.

Segundo Carvalho, as parcerias com as prefeituras aproximam também o governo da população. “Quando auxiliamos uma cidade a criar sua ouvidoria, oferecemos ao cidadão um canal a mais de comunicação com o Estado, pois o que não for de competência do poder municipal pode ser encaminhado diretamente ao governo estadual”.

Dois estados (Espírito Santo, Minas Gerais), 13 prefeituras do Brasil e a Câmara de Vereadores de Salvador já assinaram convênio com a OGE mediante assinatura do acordo de cooperação técnica. Foi firmada também parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR), entre outras organizações.