Com o tema “Os desafios e perspectivas da Política de Internacionalização”, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), por intermédio da Assessoria Especial de Relações Institucionais (Aeri), realiza nesta terça e quarta-feira (23 e 24), o 3º Workshop Internacionalização Universitária e a 2ª Feira de Mobilidade Acadêmica.

Os eventos são resultados de projeto aprovado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e visa buscar propostas para a construção de um documento que implante a política de internacionalização da Uefs.

Washington Franca-Rocha, assessor da Aeri, destaca que os eventos devem estimular a comunidade acadêmica a refletir ações voltadas à implantação de uma política de internacionalização na Uefs. “Essas ações possibilitam o intercâmbio de conhecimento e de experiências que fomentem a qualidade acadêmica e a relevância social do ensino superior”, acrescenta o assessor.

Uma das expectativas para o Workshop é a elaboração de propostas que vão se constituir em motivação para inserir a Uefs em redes internacionais de ensino e pesquisa. Outro ponto importante será o debate sobre a ampliação e manutenção de um programa de mobilidade docente e discente, que possibilita as condições necessárias para se alcançar um alto nível de capacidade técnica e crítica.

A 2ª Feira de Mobilidade Acadêmica, realizada no hall da Biblioteca Central Julieta Carteado, será um momento importante para troca de experiências, contemplando expositores institucionais e ex-intercambistas, com sessões de pôsteres e depoimentos desses alunos sobre suas experiências.

O Workshop é aberto a toda comunidade. As atividades serão realizadas no Anfiteatro, módulo 2. Outras informações podem ser obtidas no portal da Uefs.