A reunião técnica promovida pelas secretarias estaduais de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e da Saúde (Sesab), e o Ministério da Saúde, ocorrida na última quarta-feira (31), em Salvador, iniciou o processo preparatório para a primeira audiência pública para debater a implementação da política de saúde da população negra no estado, marcada para o dia 28 de outubro deste ano.

A data foi acordada entre os representantes das entidades presentes, incluindo a presidente do Comitê de Reparação da Câmara de Vereadores, Marta Rodrigues. Para o coordenador de Políticas de Equidade do Ministério da Saúde, Reginaldo Alves, é necessário colocar em prática ações conjuntas e efetivas de maneira que a sociedade e os poderes públicos dialoguem e encontrem estratégias eficazes para área de saúde.

Segundo o técnico da Sesab, Waldemar Santos, a audiência traz mais visibilidade para uma situação que era pouco discutida e precisa ser estudada e pesquisada, “A saúde da população negra é algo que está em nosso dia a dia. “Afinal, nossa população é majoritariamente composta de negros”.

Para a coordenadora executiva da Sepromi, Karine Limeira, “espera-se que, por meio da audiência se fortaleça a pactuação e o compromisso de implementação da política integral de saúde da população negra entre os entes federados, sem contar que a participação popular e o controle social são instrumentos fundamentais para a formulação, execução, avaliação e redirecionamentos das políticas públicas”.

A organização da atividade ficará sob a responsabilidade do ministério e das duas secretarias, devendo ser mobilizados também para o processo de construção da agenda, o Legislativo e universidades. A escolha do dia foi para pautar o debate na semana de mobilização pela saúde da população negra, que acontece anualmente entre os 24 e 28 de outubro.