Implantação de núcleos especializados em investigação de homicídios, que funcionam em 11 Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Coorpins), e gratificação por produtividade para os servidores policiais a partir de 2012. Esses foram alguns dos assuntos discutidos, nesta terça-feira (13), durante encontro do secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, com os coordenadores das 26 Coorpins instaladas no estado, realizado no auditório do prédio-sede da Polícia Civil, na Praça da Piedade.

O delegado-geral, Hélio Jorge Paixão, o delegado-geral adjunto, Bernardino Brito, e o diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Edenir Macedo, participaram da reunião, quando também foram apresentados três novos coordenadores regionais – Leonardo Fabiani Rabelo Silva, da 20ª Coorpin, em Brumado, José Resende de Morais Neto, da 11ª Coorpin, em Barreiras, e Henrique José Silva Morais, da 14ª Coorpin, em Irecê.

Pacto pela Vida

“Os Núcleos de Homicídios foram implantados nos municípios onde se concentram 80% dos registros de assassinatos no interior do estado”, informou o delegado Edenir Macedo, afirmando que a meta é reduzir as ocorrências desse tipo de crime em 12%, como estabelece o Programa Pacto pela Vida.

Instalados em Barreiras, Vitória da Conquista, Juazeiro, Itabuna, Ilhéus, Feira de Santana, Alagoinhas, Teixeira de Freitas, Valença, Jequié e Eunápolis, os núcleos têm as mesmas atribuições do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e contam com uma equipe treinada para aplicar a doutrina do Serviço de Investigação de Local de Crime (Silc).

As ações a serem deflagradas para a Copa do Mundo 2014 e que vão envolver o efetivo policial lotado no interior também foram discutidas na reunião, considerada o primeiro encontro de trabalho entre os coordenadores regionais e o secretário. Segundo o delegado Edenir Macedo, as reuniões deverão ser realizadas mensalmente.