A partir do dia 26 de outubro, a Bahia passa a receber um novo vôo charter de Paris, por meio da operadora Helíades, como informou, nesta sexta-feira (16), o secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli. Com isso, o verão baiano contará com o reforço dos franceses, que representam o segundo maior fluxo de público estrangeiro a visitar os destinos turísticos baianos. De acordo com a última pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) de 2008, a França envia cerca de 57 mil pessoas por ano à Bahia.

Leonelli está em La Rochelle, na França, onde participa do Salão Náutico de Charente Maritime. No primeiro dia do evento, o secretário, que na ocasião representou o governador Jaques Wagner, recebeu, no estande da Bahia, o ministro de Comércio Exterior da França, Pierre Lelouche, e o presidente do Departamento da Charente Maritime, Dominique Bussereau. Eles falaram de negócios na área náutica e confirmaram o interesse dos empresários europeus em montar empresas relacionadas a aluguel de barcos para velejar no estado. "Isso confirma nossa prioridade ao turismo náutico e à instalação de uma base de charters náuticos na Baía de Todos-os-Santos", disse o secretário.

Intercâmbio 

Leonelli também se reuniu com a vice-governadora local, Silvye Marcilly, e o presidente da Grand Pavois, Alain Pochon, quando ficou decidido a realização de um evento, em novembro deste ano, na capital baiana, para a formalização de um intercâmbio turístico entre La Rochelle e a Bahia. A região francesa tem a economia baseada essencialmente no turismo, e é a segunda mais visitada do país europeu, atrás apenas da capital Paris.