Para falar sobre coletivos artísticos na contemporaneidade, a artista visual Ludmila Brito realiza palestra, nesta terça-feira (27), às 15h, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM/BA). O evento marca a sua primeira participação no Ciclo de História da Arte, que acontece no Cinema do MAM às terças-feiras, desde 9 de agosto deste ano, com entrada franca.

Os coletivos, além de produzirem de maneira colaborativa, contribuem para reflexões e interações entre artista e público. Na visão da artista, esses agrupamentos propõem “ações estéticas e políticas que desejam interferir na normalidade cotidiana dos transeuntes”.

Nesse segundo módulo do ciclo, Ludmila analisará as ações do Grupo de Interferência Ambiental (GIA) como representantes locais da prática de coletivos artísticos contemporâneos.

A artista também é arte-educadora e pesquisadora em arte contemporânea. Integra o GIA e é mestre em História da Arte pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde atualmente ministra a disciplina História da Arte Contemporânea.