A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) apresentou com destaque trabalhos técnicos, o prêmio ‘Agerba Regulação e Cidadania Ativa’ e a campanha ‘Vai viajar cidadão?’ aos participantes do VII Congresso Brasileiro de Regulação, realizado em Brasília na semana passada.

Com lançamento previsto para novembro próximo, o prêmio da Agerba foi criado como etapa de finalização do ‘Projeto Crescendo’, que desde o lançamento, em dezembro de 2001 até julho de 2011, visitou 5.002 escolas, capacitou 11.535 professores e beneficiou cerca de 1,8 milhão de alunos nos 417 municípios baianos. Além de premiação monetária a escolas, professores e alunos, o projeto inclui a publicação, em forma de livro, dos 50 melhores trabalhos inscritos.

Já a campanha “Vai viajar, cidadão?”, que também integra a estratégia de promover maior espaço ao controle social, será lançada pela Agerba em outubro. Jacy Sande explica que a campanha, constituída de pôsteres de alto impacto e vídeos de curta duração, aborda uma seleção de direitos e deveres dos usuários de transportes intermunicipais de passageiros.

O diretor executivo da Agerba, Eduardo Pessoa, participou do congresso e, na oportunidade, os assessores técnicos da agência, José Alberto Delgado e Jacy Sande apresentaram, respectivamente, os trabalhos ‘Concessões de rodovias: vias alternativas x rotas de fuga a praças de pedágios’ e ‘Campanhas educativas da Agerba: construindo espaços para a participação e o controle social’.

O encontro teve como tema central ‘A regulação no centro do poder’ e foi promovido pela Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar). O presidente da entidade, José Luís Lins dos Santos, ressaltou a oportunidade de os participantes “exporem suas opiniões sobre o estado da arte da Regulação e a sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil”.