A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Sais), promove quinta e sexta-feira (6 e 7), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), uma oficina para a elaboração do Plano de Ação da Rede Cegonha na macrorregional Leste. O encontro, que acontecerá das 8h30 às 18h, tem como público-alvo, secretários municipais de saúde e técnicos da área materno-infantil das secretarias que compõem a macrorregião.

Lançada no dia 26 de agosto deste ano, a Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde para implementar uma rede de cuidados destinada a assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao pós-parto, e às crianças o direito ao nascimento seguro, ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis. A estratégia também tem como objetivo incentivar o parto normal.

Trata-se de um modelo que garante às mulheres e às crianças uma assistência humanizada e de qualidade, que lhes permite vivenciar a experiência da gravidez, do parto e do nascimento com segurança, garantindo o agendamento e realização das consultas e dos exames durante o pré-natal.