Formada por 20 alunos da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, a Banda Pequi é o destaque da série Toca Brasil deste domingo (9), às 19h, na TVE Bahia. A série é uma produção do Instituto Itaú Cultural e ocupa a faixa do programa Especial TVE durante este mês.

Os arranjos e novas interpretações da banda sobre ritmos eminentemente brasileiros como samba, baião, choro, frevo e maracatu, podem ser conferidos no programa, com direção de Daniel Santos, que apresenta o show realizado em julho de 2004 na Sala Itaú Cultural.

A banda foi criada no ano 2000 e é coordenada pelo regente, compositor, pianista e arranjador Jarbas Cavendish e o trombonista Alexandre Magno, ambos pernambucanos. Com formação de big band, a Pequi se propõe a pesquisar e executar diferentes gêneros da música popular brasileira.

“A Banda Pequi é a prova concreta da música instrumental no Brasil e da descentralização porque passa a música no país”, afirma o músico Benjamin Taubkin. “Nossa meta é a perfeição. Se a encontraremos ou não é outra história”, diz o maestro Cavendish.

Além de São Paulo, a Pequi já se apresentou nos principais eventos culturais goianos, com destaque para as edições do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), na cidade de Goiás Velho, o Festival Canto da Primavera, em Pirenópolis, o circuito cultural Banco do Brasil no Estado de Goiás, e o Festival de Música em Londrina.

A banda também assina o projeto PequiNet, onde as partituras tocadas por eles são editadas e comercializadas via internet. Ao mesmo tempo em que proporciona o contato dos alunos com o programa de edição de partituras, a iniciativa divulga o trabalho de compositores brasileiros que têm suas obras e arranjos executados pelo grupo como Edson Rodrigues, Rafael dos Santos, Dimas Sedicias, Jarbas Cavendish e Adail Fernandes, entre outros.

Os demais integrantes da Banda Pequi são Gilson Pires, Wellington Medeiros, Elizeu Moreira e Adenilson Santana (trompetes), Weller Meneses, Adil Silva e Paulo Rodrigues (trombones), Antonio Alves (foca), José Vieira, Marcos Silas e Thiago Carmo (sax); André Prado, Décio Gonçalves e Marcelo Rezende (bateria e percussão), Érica Fernanda (baixo); Fabiano Chagas (guitarra) e Henrique Reis (piano).

Entre as músicas do programa, destacam-se Espinha de Bacalhau (Severino Araújo), Suspende o Baião (Rafael Santos), Mistura e Manda (Nelson Alves), Cuscuz de Sete Capaz (Marcelo Vilor) e Maracangalha (Dorival Caymmi).

Projeto

O Toca Brasil, coordenado pelo músico Edson Natale, pretende trazer à tona a diversidade musical do país. "Nossa intenção é traçar um mapa da música brasileira. A escalação dos shows dá exemplos dessa proposta – Guinga, Carmina Juarez, Kátia B, Carlos Careqa, Sérgio Molina, Fabiana Cozza, Suzana Salles, Ivan Vilela, Lenine, Trio Mocotó, Felipe Scagliuse.