Os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico continuam influenciando as condições do tempo em toda a faixa centro-leste da Bahia, mantendo o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas nas regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul. As temperaturas em elevação (entre 29°C e 31°C) aumentam as chances de ocorrência de chuvas mais intensas nas regiões do Recôncavo e Sul.

De acordo com o Serviço de Meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), estes ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico mantêm o céu encoberto e chuvoso na cidade de Salvador e Região Metropolitana. As temperaturas previstas para a capital baiana deverão oscilar entre 20°C (mínimas) e 30°C (máximas), o que contribui para a intensificação das chuvas, principalmente, durante a noite e nas primeiras horas da manhã.

Nas demais áreas do estado é o calor, associado aos elevados índices de umidade do ar, que deixam o céu parcialmente nublado com chuvas fracas. Ainda assim, em áreas isoladas da região Sudoeste e na faixa centro-sul das regiões Oeste e São Francisco há possibilidade de chuvas moderadas, sendo estas mais frequentes no final da tarde e durante a noite.

As temperaturas mais elevadas da Bahia (entre 31°C e 34°C) estão previstas para as regiões Norte, Nordeste, São Francisco e Oeste, enquanto que, nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste são esperados os menores índices, com mínima chegando aos 16°C durante a madrugada.

Os Índices de Radiação Ultravioleta – IUV’s 12 e 13, previstos para esta quarta-feira (9), estão classificados na categoria “Extrema”, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, a OMS adverte quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, entre 10h e 16h, quando é aconselhado o uso de protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves, evitando danos à saúde.