Representantes da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia (Finpat) estiveram reunidos, nesta sexta-feira (11), com o superintendente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Dernival Oliveira, para discutir as demandas das aldeias indígenas da região.

O presidente da Finpat, Cacique Aruã, da aldeia de Coroa Vermelha, apresentou um documento solicitando a liberação de recursos financeiros para a contratação de assessoria técnica aos projetos já implantados nas terras indígenas do Extremo Sul. Além disso, ele pediu um projeto que beneficie a Aldeia Paiaia com a recuperação de áreas degradadas na Chapada Diamantina e Sul da Bahia e a implantação de um sistema simplificado de irrigação da aldeia Pataxó.

A CAR, empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), já contemplou diversas comunidades indígenas da região com quatro projetos de ovinocultura na Terra Indígena Pataxó Coroa Vermelha na área Gleba B, em Santa Cruz Cabrália, na Terra Indígena Pataxó Aldeia Velha em Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro, na Terra Indígena Tupinambá Patiburi, em Belmonte, e na Terra Indígena Pataxó Há-hã-Hãe Caramuru Paraguaçu, em Pau Brasil.

A Sedir/CAR implantou, também, cinco projetos de mecanização agrícola com garagem, em Terra Indígena Pataxó Barra Velha e na Aldeia Boca da Mata, localizadas em Porto Seguro, na Aldeia Pataxó Trevo do Parque, em Itamaraju, na Aldeia Pataxó Corumbalzinho, em Prado e na Aldeia Pataxó Arueira, em Santa Cruz Cabrália.