A programação especial da TVE dedicada ao Novembro Negro se intensifica a partir deste domingo (20) com a Semana da Consciência Negra, a ser celebrada na emissora pública em diversas atrações, entre elas, o TVE Debate, Perfil & Opinião, as séries Carnaval Ouro Negro e Capoeira e as faixas horárias do Doc Especial e do Programa de Cinema.

Apresentada pelo Mestre Boneco (Beto Simas), a série Capoeira vai ao ar de segunda a sexta-feira (21 a 25), sempre às 20h, mostrando a prática dessa mistura de esporte e dança em vários países. Os diferentes tipos de capoeira (angola e regional), a divulgação da língua portuguesa e a profissionalização da modalidade estão entre os temas abordados na série.

No TVE Debate de domingo (20), às 21h30, com mediação do jornalista Robson do Val, três especialistas avaliam o contexto e a importância do Ano Internacional dos Afrodescendentes, celebrado em 2011: a pedagoga Maria Durvalina, o pesquisador Augusto Cardoso e o jornalista Maurício Pestana.

Na edição de terça-feira (22), às 22h, o programa discute a realidade atual dos quilombolas, com a presença de Ana Placidino (educadora), Edgar dos Santos (representante do Quilombo Rio dos Macacos) e Elias Sampaio (secretário estadual de Promoção da Igualdade).

Na quarta-feira (23), também às 22h, o Perfil & Opinião, apresentado por Denny Fingergut, recebe a médica Joyce Aragão, especialista em doença falciforme, que atinge principalmente pessoas de pele negra. O programa volta a ser exibido no dia 26, às 20h. No mesmo dia, às 19h, será exibido o segundo episódio da série Carnaval Ouro Negro, que destaca os blocos de matriz africana.

A faixa horária do Doc Especial exibe na quarta-feira, às 23h, Mama África, documentário de Alê Braga, filmado em dez países africanos e que traz uma reflexão diferenciada sobre o continente a partir das histórias contadas pelo saxofonista Moreira Chonguiça e outros personagens.

Ainda no dia 26, a uma hora da manhã, a faixa horária apresenta o documentário Batatinha e o Samba Oculto da Bahia, de Pedro Abib. O filme, de 52 minutos, refaz a trajetória do sambista baiano Oscar da Penha, o Batatinha, considerado um dos grandes nomes da MPB, que vem sendo redescoberto desde os anos 90.

Às 22h30 deste mesmo sábado, o Programa de Cinema destaca o longa-metragem Orfeu Negro (1959), do diretor francês Marcel Camus. Produção polêmica e consagrada em vários países, a exemplo da França, onde ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, o filme transporta o mito grego de Orfeu e Eurídice para os morros cariocas. E conta com a igualmente famosa trilha sonora assinada por Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Luiz Bonfá e Antônio Maria.

Toda a programação da TVE também pode ser conferida em tempo real.