O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes-BA) participa desta quinta-feira a sábado (1º a 3), em Porto Alegre (RS), do I Encontro Ibero-Americano de Conselhos Econômicos e Sociais, que discutirá o papel da sociedade civil na construção de um novo modelo de desenvolvimento e o estímulo à disseminação de conselhos e instâncias semelhantes.

A programação do evento foi organizada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República do Brasil (CDES) e a Secretaria-Geral Ibero-America (Segib), com o apoio dos Conselhos Econômicos e Sociais de Portugal e da Espanha.

Com mais de 500 interessados inscritos, o evento contará com palestrantes de oito países, incluindo o Brasil. São especialistas e pesquisadores brasileiros, de Portugal, Espanha, México, Argentina, Panamá, República Dominicana, Costa Rica e Venezuela. O encontro também reunirá pessoas de países africanos, entre eles, Cabo Verde e Guiné Bissau, e reitores de 12 universidades brasileiras. Os debates serão transmitidos ao vivo pela internet.

Segundo o coordenador executivo do Codes-BA, vinculado à Secretaria de Relações Institucionais do Estado, Edson Valadares, “o encontro será importante para a troca de experiências e o fomento à criação de novos conselhos nos lugares que ainda não contam com este instrumento de participação social”.

Conselhos 

A Ibero-América é formada pelos 19 países latino-americanos e pelas três nações da Península Ibérica – Portugal, Espanha e Andorra. Atualmente, metade destes países possui conselhos econômicos e sociais ou entidades similares em níveis federal, estadual ou municipal (Brasil, Argentina, Chile, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Nicarágua, Portugal, República Dominicana e Venezuela). No Brasil, além da Bahia e do Rio Grande do Sul, também possuem conselhos Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Paraíba e o Distrito Federal.