Durante seminário realizado na manhã desta quarta-feira (7), no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, foi feito o lançamento do Projeto Fiplan com a presença dos secretários estaduais do Planejamento, Zezéu Ribeiro, e da Fazenda, Carlos Martins, cujas secretarias estão capitaneando a implantação do sistema na Bahia.

O Projeto Fiplan (Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças) visa estabelecer uma unidade de informações, facilitando a execução da programação financeira, execução orçamentária da receita, execução orçamentária da despesa e contabilização dos órgãos da administração direta e indireta.

Na oportunidade, o superintendente de Orçamento Público da Seplan, Cláudio Peixoto, traçou o panorama geral do Projeto Fiplan e destacou a modernização da arquitetura tecnológica e o uso da interface web. “A substituição do sistema usado hoje será gradual. Ao integrar orçamento, finanças e contabilidade pública, o sistema trará mais efetividade”, disse. Segundo ele, o orçamento de 2013 já será elaborado utilizando a nova ferramenta.

Transparência

O secretário Zezéu Ribeiro destacou alguns aspectos importantes do projeto. “Dará unidade às ações ao governo, para que não fiquem dispersas. Também trará maior profissionalização da estrutura do estado para que os resultados das ações cheguem à população, que está na outra ponta. Tudo isso com mais transparência”, disse Zezéu.

Segundo o secretário da Fazenda, Carlos Martins, a Bahia é a sexta economia do país e, por isso, precisa de uma gestão bem-estruturada, em que haja integração entre os sistemas de planejamento, orçamento, financeiro e contábil. “Este é um marco na história da gestão pública na Bahia”, enfatizou.

O Fiplan é uma ferramenta utilizada pelo governo do Mato Grosso, o qual cedeu a tecnologia para o governo baiano. Desde 2009, técnicos da Seplan, Sefaz e da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), com o apoio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), se dedicam à customização do sistema para adaptá-lo às necessidades da máquina pública baiana.

Além da unidade de informações, o Fiplan apresenta outras funções como atualizar informações dos compromissos financeiros e de programação financeira, agilizar os dados e oportunizar as informações contábeis, formatar dados numa estrutura dinâmica, incluir informações no sistema de uma única vez pela fonte de origem e restringir os volumosos registros manuais.

O seminário foi voltado à apresentação do novo sistema a um público de gestores e usuários. Além dos dois secretários, contou também com a presença do procurador-geral do Estado, Rui Moraes, do presidente da Prodeb, Álvaro dos Santos, do superintendente de Orçamento Público da Seplan, Cláudio Peixoto, do gestor do Projeto Fiplan, Rafael Freitas Soares Júnior, e dos superintendentes de Gestão Fazendária e de Administração Financeira da Sefaz, respectivamente, Jorge Wilton Pereira de Jesus e Olinto de Oliveira.