A primeira ação de implementação do Pacto pelo Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, firmado entre o Governo do Estado e a União dos Municípios da Bahia (UPB) na IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, aconteceu nesta quarta-feira (14), no município de Santana, com a realização do I Encontro para Adesão dos Municípios ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) do Território da Bacia do Rio Corrente.

O evento, promovido pelo Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN), vinculado à Casa Civil do Estado e à Associação dos Municípios do Médio São Francisco (Amorvale), associada à União dos Municípios da Bahia (UPB), contou com a participação de nove municípios – Coribe, Correntina, São Félix do Coribe, Santa Maria da Vitória, Tabocas do Brejo Velho, Brejolândia, Santana, Canápolis e Serra Dourada.

Estiveram presentes mais de 150 pessoas, entre prefeitos, secretários municipais da saúde, da educação, da agricultura, de assistência social, vereadores, representantes do colegiado territorial, organizações da sociedade civil como a Articulação no Semiárido e a Escola Família Agrícola. O objetivo do seminário foi sensibilizar os municípios para implementação dos componentes municipais do Sisan, de forma a prepará-los para adesão ao Sistema.

A secretária executiva do GGSAN, Luiza Trabuco, destacou a importância da participação das várias áreas setoriais dos governos municipais e das organizações da sociedade civil no evento, por considerar que “fornece as condições ideais para a construção de um sistema baseado na intersetorialidade e sustentado pela participação social”.

O prefeito de Santana, Marcão Cardoso, anfitrião do evento, presidente da Amorvale e 1º secretário da UPB, reafirmou o compromisso da UPB, dos municípios da Amorvale e da Prefeitura de Santana com a implantação do Sisan. “O sistema criará melhores condições para que os municípios enfrentem as situações de insegurança alimentar presente nos municípios”. Ele informou a realização de uma reunião com os presidentes de associações regionais dos municípios para que eventos semelhantes sejam realizados em todo o estado.